A campanha global da ONU Meio Ambiente convida governos, indústria e cidadãos para acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar microplásticos em cosméticos, as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

A semana entre 16 e 24 de setembro de 2017 ficará conhecida como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias, que reunirá grupos de limpeza de praia que farão ações durante esse período. Os grupos inscritos farão parte da campanha Mares Limpos e coletarão informações sobre o lixo encontrado nas praias. As informações sobre o lixo coletado em cada ação será contabilizada e fará parte do panorama nacional sobre o lixo no mar, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, capitaneado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela ONU Meio Ambiente.

SOBRE A AÇÃO
No dia 16 de setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza de Praias: todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias e outros corpos d’água em todo o mundo. Este ano, no dia 23 de setembro, o Aquário Paraíba realizará a limpeza da praia do Seixas, em João Pessoa, e essa ação fará parte da #SemanaMaresLimpos, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente.